top of page
Logo Conceitus
base para menu
  • Facebook
  • Instagram

Benefícios da relação entre crianças e pets

Foto do escritor: ConceitusConceitus

Ter um pet em casa requer cuidados e responsabilidades específicas, pois ele não é um brinquedo e não é um presente, ele é um amigo. E quem tem um sabe a diferença que eles fazem em nossas vidas e os benefícios desse relacionamento de amor, confiança e de entrega. Com crianças essa relação trás diversos benefícios desde que seja respeitada a integridade física e saudável do seu bichinho tais como, alimentação, higiene, vacinação entre outros. Em geral a idade ideal para a criança ter um pet é a partir dos 3 anos, pois nessa idade, já entende alguns conceitos de certo e errado, entende que não pode subir nos bichinhos ou puxar orelha.


Veja os principais benefícios dessa relação:

1. Diminui a ansiedade infantil

Crianças que convivem com cães de estimação têm menos probabilidade de sofrer de ansiedade infantil. A relação com o animal estimula afeto, companheirismo, organização e paciência, é o que diz um estudo realizado pela Universidade de Oklahoma. A rotina de cuidados do bichinho acaba distraindo-a das preocupações com o que vai acontecer e ajuda a focar no momento presente.


2. Exercícios físicos

A rotina de brincadeiras com o bichinho torna a criança mais ativa e diminui os riscos de obesidade. Crianças com cachorros têm, em média, 5 horas de atividades físicas por dia, segundo pesquisadores da Universidade St. George, em Londres, Reino Unido.


3. Diminui risco de asma e alergias

Segundo um estudo realizado na Suécia com mais de 1 milhão de crianças, o contato prolongado com cães pode diminuir em 15% o risco de apresentar asma. Além disso, crescer ao lado do pet pode influenciar positivamente o desenvolvimento do sistema imunológico e reduzir as chances de desenvolvimento de alergias e infecções.

4. Controle de impulsos

A convivência com um animal de estimação por meia hora ao dia libera ocitocina. Ela é uma espécie de calmante natural produzido pelo corpo. Que, além de elevar nosso bem-estar, ajuda a combater a agressividade. Ou seja, esse contato ajuda a criança a controlar seus impulsos, deixando-a mais calma.


5. Estimula o desenvolvimento emocional e da empatia

A inteligência emocional e a empatia são apontadas como duas das principais habilidades do futuro. Um das formas de desenvolver essas habilidades no seu filho desde cedo é contar com um animal de estimação em casa. São diversos os estudos que mostram que o convívio com os peludos contribui para o desenvolvimento das habilidades de autocontrole, socialização e capacidade afetiva. Além disso, contribui para que a criança aprenda a interpretar as necessidades e sentimentos do outro, desenvolvendo a empatia.


6. Ensina sobre a vida

O convívio com os animais contribui para que a criança entenda desde cedo o funcionamento da vida e seus ciclos, como reprodução, nascimento, desenvolvimento e morte. São lições que contribuem para que lá na frente ela saiba lidar melhor com os acontecimentos de sua vida.


7. A rotina fica mais divertida

Principalmente em tempos de isolamento, os pets podem ajudar de forma positiva a distrair e divertir as crianças. Com os brinquedos certos, é possível facilitar ainda mais esse convívio. As brincadeiras com os pets sempre garantem boas risadas.


8. E O MAIS IMPORTANTE SOBRE UM PET, NÃO COMPRE, ADOTE.


Menino brincando com filhote de cachorro

Criança abraçando cachorro

Menina abraçando gato e cachorro olhando para a câmera

16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page