Muito mais do que uma data para oferecer presente, o aniversário é a oportunidade de demonstrar à criança algumas questões importantes sobre: envelhecer, vida, amizade, companheirismo e amor.
Celebrar o aniversário é muito mais do que ser presenteado. Essa tradição teve início em meados do ano 3.000 a. C. na Grécia, celebrando a deusa da caça Artemis e no Egito, era apenas para deuses e faraós. No século 4 a igreja católica começou a celebrar o nascimento de Jesus e com isso o hábito de celebrar aniversários ganhou força e novos símbolos. O ato de presentear, por exemplo, tem o objetivo de cercar o aniversariante com proteção e apreço. E em meados do século XIX se tornou popular quando camponeses festejavam a data de nascimento de seus filhos.
Atualmente, essa tradição ainda faz sentido, como explica a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista de Londrina, Leliane Nogueira.
“As festas de aniversário são momentos muito especiais tanto para os pais como para os filhos. Além de servirem como importante marco temporal, também servem para estreitar laços afetivos e criar memórias duradouras”, explica.
Confira 5 motivos para celebrar festas de aniversário segundo a Psicologia Infantil:
1. Aumenta a autoestima
Tirar um momento para celebrar a criança a faz sentir amada e importante dentro do núcleo familiar. O mesmo acontece na escola ou em grupos de amigos, por exemplo. É um exercício importante para a criança desenvolver seu senso de autoestima e pertencimento.
2. Fortalece laços familiares
As tradições familiares são muito importantes para estabelecer e fortalecer laços emocionais. Cada família celebra à sua maneira e é isso que faz com que as relações se tornem muito especiais. Afinal, aquele doce que só a vó ou a mãe fazem ou a maneira diferente como o pai canta Parabéns são coisas simples que unem a família e criam memórias.
3. Estabelece relações sociais
Convidar familiares e amigos para celebrar o aniversário ou ser convidado para a festa de um colega são interações essenciais para o desenvolvimento das crianças. Essas tradições ajudam a estabelecer valores como companheirismo, empatia, autoestima e bondade, entre outras.
4. Cria memórias positivas
Por mais simples que sejam as comemorações, momentos especiais como a data do aniversário são ótimos para criar memórias afetivas que permanecem conosco durante toda a vida. E aqui, todos os sentidos podem ser usados: o sabor único de um doce caseiro, o cheirinho que sai da cozinha, o abraço forte recebido de quem se ama, as músicas e paródias de cada família.
5. Marca a passagem do tempo
Festas de aniversário são importantes marcos temporais para crianças pequenas, Para elas, é o que marca a nova idade e o seu crescimento, já que ainda não têm a noção de passagem do tempo como os adultos.
![](https://static.wixstatic.com/media/3dd784_fc8251fc46e440f29eeba60f80e076ed~mv2.jpg/v1/fill/w_640,h_480,al_c,q_80,enc_auto/3dd784_fc8251fc46e440f29eeba60f80e076ed~mv2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/3dd784_14608c76ccd043da9bd2a7db57a433a9~mv2.jpg/v1/fill/w_640,h_480,al_c,q_80,enc_auto/3dd784_14608c76ccd043da9bd2a7db57a433a9~mv2.jpg)
Comments